Palestras

Aqui vão ser divulgados os temas e o palestrantes das "V Jornadas de Fisioterapia da ESTP".

Estejam atentos às novidades que temos reservadas

Nota: A ordem pela qual aparecem nesta página não corresponde á ordem de apresentação no programa

Palestra 1: O que é o Fisiojovem?

O Grupo de Trabalho do Jovem Fisioterapeuta (FisioJovem), constituído por jovens fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia, tem como principais objetivos promover o contributo da comunidade jovem na evolução da Fisioterapia em Portugal e, ainda, dotá-la de conhecimentos e ferramentas que facilitem a sua integração no mercado de trabalho.
A palestra terá como ponto essencial, o dar a conhecer deste grupo trabalho, dos seus objetivos, das suas atividades e da sua importância para o futuro da Fisioterapia em Portugal.

Como não poderia deixar de ser esta temátca será palestrada por um jovem Fisioterapeuta que irá estar presente a represente o Grupo FisioJovem.

Mais informações sobre o Fisiojovem em: http://www.apfisio.pt/fisiojovem/ ou http://www.facebook.com/FisioJovem


Palestra 2: Trabalhar no Estrangeiro - O que é preciso?

"Jovens quadros técnicos e científicos optam cada vez mais por fazer carreira no estrangeiro, devido às melhores oportunidades e salários. Substituíram a mala de cartão por uma mala com rodinhas; já não passam a fronteira a pé, mas sim de avião; em vez de escreverem longas cartas a falar da nova vida e das saudades da família ou de fazerem curtos telefonemas de tempos a tempos, comunicam através das redes sociais, dos programas de conversação instantânea ou por telemóvel. Eis os novos emigrantes portugueses" (Jornal Notícias, 2010)

Uma realidade que muitos de nós pondera para o seu futuro tendo em conta a situação que se vive na atualidade em Portugal.

Por este motivo, nesta palestra irão ser fornecidas mais informações sobre os sítios para onde é mais fácil emigrar e os que são mais difíceis, e o que é necessário para se trabalhar nesses países.

Para além desta informação também teremos o relato pessoal de alguns colegas jovens Fisioterapeutas que emigraram para países da Europa, que irão transmitir a toda a plateia a sua experiência pessoal.

Nesta palestra contaremos com a participação de um representante da FisioJovem que nos irá falar sobre os documentos necessários para a emigração tendo em consideração diferentes países e esclarecer outras dúvidas que possam existir na plateia. Possivelmente contaremos também com a presença de jovens Fisioterapeutas formados na ESTSP, que estão a trabalhar no estrangeiro.


Palestra 3: Fisioterapia na Toxicodependência

Em Portugal, temos cerca de 35 mil toxicodependentes em tratamento, uma vez que o que tem de se combater é a toxicodependência mas não os toxicodependentes, que são doentes e precisam de ser ajudados, tratados e apoiados.

Muitos de nós desconhece o papel que o Fisioterapeuta pode ter na reabilitação dos toxicodependentes e dos locais em que pode intervir, desta forma esta palestra irá abordar esta temática dando um pouco a conhecer, a todos os presentes, da importância da Fisioterapia neste mundo para muitos ainda desconhecido.

Para isso teremos a colaboração do Fisioterapeuta Pedro Freire, que trabalhou durante muitos anos nesta área no Centro de Atendimento a Toxicodependentes, Taipas - Lisboa.


Palestra 4: O papel do Fisioterapeuta nas Escolas

«A escola ocupa um lugar central na ideia de saúde. Aí aprendemos a configurar as‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, ‘equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental (estradas, locais de trabalho, praias mais seguras), serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes»
(Constantino Sakellarides. in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999)
Desta forma, a Saúde Escolar permite desenvolver competências na comunidade educativa que lhe permita desenvolver forma de bem-estar físico, mental e social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

Assim nesta palestra abordar-se-á aspetos chave sobre a intervenção do Fisioterapeuta na Saúde Escolar, essencialmente ao nivel da identificação das principais necessidades e de estratégias de intervenção para colmatar essas mesmas necessidades. Para abordar esta temática contaremos com a presença da Professora Doutora Cristina Melo (Fisioterapeuta).

Palestra 5: Fisioterapia nas Creches

Cada vez mais, com a crescente participação da mulher no mercado de trabalho leva a que as mães trabalhadoras encontrem soluções para a guarda dos seus filhos durante o seu horário de trabalho. As creches continuam a ser uma das soluções mais procuradas, devendo sempre estes locais ter em atenção a garantia da qualidade dos serviços prestados. Os serviços ao nível da saúde podem ser então um fator importante para escolha das creches.

Começa-se nos dias de hoje então a pensar, qual poderá ser a função dos Fisioterapeutas nas equipas que trabalham nestes locais e qual a importância do seu trabalho. Para alguns a incorporação dos Fisioterapeutas nas creches é ainda, algo desconhecido ou até mesmo uma miragem, mas para outros Fisioterapeutas, já é uma realidade e que tem vindo a dar os seus frutos bastante positivos.

Nesta palestra iremos tentar dar resposta a várias perguntas, por exemplo: Como pode um Fisioterapeuta integrar as equipas que trabalham nas creches? Que tipo de atividades se pode desenvolver? Qual a sua importância? Qual a vantagem das creches que têm Fisioterapeutas comparativamente às que não têm?

Para dar resposta a estas perguntas iremos contar com a presença da Fisioterapeuta Ana Silva, que se encontra atualmente a desenvolver um trabalho somente direcionado a esta temática, quer a nível profissional quer a nível cientifico.


Palestra 6: Jovens casos de sucesso



Nos dias difíceis que correm atualmente no nosso país, especialmente para os jovens licenciados, o NÃO é uma das palavras mais ouvidas e lidas em todas as conversas e nas redes sociais.


O “não há emprego”, “não é possível ter sucesso num negócio próprio”, “não há possibilidades de os jovens sobreviverem profissionalmente em Portugal”, “ não somos capazes”, “não vale de nada ser licenciado” são algumas das muitas frases que se observam nos dias de hoje.

Mas será isto mesmo verdade?
“Os problemas existem, mas as soluções também, cabe-nos a nós não desistirmos de as procurarmos!”

As V Jornadas de Fisioterapia terão um momento reservado para partilha de algumas experiências por parte de jovens Fisioterapeutas que após se licenciarem, tomaram iniciativa e criaram o seu próprio emprego, e com muito trabalho, o sucesso foi atingido. Para isso contaremos com a presença da Fisioterapeuta Ana Ferreira (fundadora da Fisiotrimtrim), Fisioterapeuta Miriam Couto (criadora de um projeto de prestação de serviços em Fisioterapia Dermatofuncional - Shape Body Management) e um Representante da Empresa MCC Terapias (empresa inovadora na área da fisioterapia e outras terapias globais).


Palestra 7: O FT e a Intervenção em Cefaleias Crónicas

As cefaleias são uma condição clinica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, de todas as idades, de todos os sexos, de todas as culturas...

São um problema que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, de diversas formas.

Nós Fisioterapeutas podemos atenuar este problema. Esta palestra terá então como objetivo abordar a intervenção dos fisioterapeutas nas cefaleias.


Contaremos então com a presença do Fisioterapeuta Daniel Simão (Certification in Orthopaedic Manual Therapy), que nos irá falar, entre outras coisas, do Método de Dean Watson para o tratamento de cefaleias crónicas.


Palestra 8: Voluntariado em Fisioterapia

O voluntariado é uma realidade que muitos fisioterapeutas sempre desejaram "abraçar", uma vez que vale pela experiência não só profissional mas também pessoal.

Esta oportunidade de arregaçar as mangas e ajudar de todas as formas possiveis as pessoas que mais necessitam não pode ser ignorada na atualidade e no Mundo em que vivemos.

Teremos então o privilégio de ter presente, nas V Jornadas de Fisioterapia ESTSP, a Fisioterapeuta Inês Braga, que nos irá falar sobre a sua experiência numa Missão em que participou em conjunto com os Médicos Sem Fronteiras.

 
Palestra 9 : Intervenção do Fisioterapeuta em Casos Clinicos Neurológicos - Adultos

Ao longo dos anos a área da Neurologia tem sofrido algumas alterações, com a entrada de novas formas de abordagem e novos conceitos.

Considerando a Neurologia uma das áreas em que mais se pode mudar a vida de alguém torna-se fundamental tomar conhecimento das estratégias e metodologias que atualmente mais resultados apresentam.

Para uma palestra que se espera inesquecivel contaremos com a presença da Mestre Augusta Silva, fisioterapeuta responsável pela área da Fisioterapia em Neurologia na ESTSP, uma fisioterapeuta com vastos anos de experiência nesta área, à qual dedica todo o seu tempo quer a nivel profissional quer a nivel cientifico.


Palestra 10: Marketing em Fisioterapia

Nos dias de hoje o Marketing é algo fundamental para o sucesso de um projeto, clinica ou serviço.

“Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio”

Deste modo, teremos conosco a Dra. Paula Alferes que nos vai falar sobre diversas temáticas relacionadas com o Marketing, desde estratégias para chamar a atenção do mercado, como analisar as necessidades e ir de encontro ao que os clientes pretendem, entre muitos outros assuntos que hoje em dia, para quem pretende criar a sua própria clinica, gabinete ou serviço, são fundamentais para atingir o sucesso.